Escolha uma Página

Entre todos os doces que existem há um que é especial. Delicado, suave, bonito e apetitoso, este doce é o quindim, uma sobremesa ideal para qualquer ocasião, feito na medida certa para matar a sua vontade de comer um doce saboroso e que traz ovos como base de sua receita. O quindim é muito apreciado por todos, e agora você conhecer um pouco mais sobre este doce, aquele que é a principal das receitas que trazem gemas de ovos.

 

Doces feitos com ovos

Os ovos estão presentes em praticamente todas as receitas, porque a grande maioria delas traz gemas ou claras para serem feitas. Porém, de todas as receitas que carregam ovos o quindim é um das principais que levam gemas de ovos, e que permitem uma grande economia desse ingrediente quando precisamos utilizar para outra apenas as claras.

Muito leve e saboroso o quindim tem um aspecto muito convidativo para ser experimentado, porque seu visual é muito bonito, sendo amarelinho e brilhante, sempre com uma aparência agradável e que atrai os olhares, abrindo o apetite de qualquer um.

 

 A origem do quindim

Você se lembra que falamos ainda há pouco que o quindim favorece a economia de ovos quando é preciso utilizar somente as claras? Não dissemos isso à toa, porque foi justamente essa necessidade que fez nascer a receita do quindim, há muito tempo atrás, lá em Portugal.

As freiras portuguesas dos tempos do descobrimento do Brasil que viviam em Leiria, usavam as claras de ovos para fabricar a goma de suas roupas. Porém, o que essas freiras perceberam é que essa prática fazia com que acontecesse um grande desperdício de ovos, porque as gemas então era descartadas, pois somente as claras lhes serviam.

Mas, frente a esse desperdício as freiras de Leiria decidiram começar a fazer experimentos culinários com as gemas para aproveitar esse ingrediente e ainda criar pratos saborosos, e dessa maneira não precisariam mais descartar os ovos.

Entre essas receitas que as freiras experimentaram nasceu um doce chamado de Brisa-do-lis. Esse doce era feito basicamente com as gemas, amêndoas, açúcar e água, e passou a ser apreciado pela população portuguesa e o doce acabou se transformando numa delícia típica de Portugal

Foi esse apreço pelo Brisa-do-lis que fez com que os portugueses que vieram colonizar o Brasil trouxessem em sua bagagem a receita do doce para que as escravas africanas que trabalhavam nas cozinhas pudessem prepará-lo para seus senhores portugueses. Mas, o que eles não contavam é que aqui no Brasil não encontrariam as amêndoas.

Mas como as africanas tinham a missão de preparar o doce, decidiram substituir as amêndoas da receita original por coco, afinal esse era abundante aqui no Brasil. Porém, como substituíram um ingrediente por outro acabaram criando uma nova receita, o quindim, e elas mesmas batizaram o doce com este nome, que significa encanto ou dengo.

A textura e aspecto do quindim foi o que fez com que ele recebesse este nome, porém, foi o seu sabor que cativou os portugueses e também os brasileiros, e essa receita rica em gemas de ovos e originária do Brisa-do-lis, acabou sendo admirada por todos e saboreada até hoje.

Assim, surgiram diversas receitas de quindim, tradicionais, de família, inovadoras e secretas, mas todas elas trazendo sempre algo em comum: o fato de serem ricas em gemas de ovos, afinal, essa é a marca de um bom quindim, trazer esse ingrediente e ainda a cor amarelinha que todo mundo já conhece.

Mas é claro que se você deseja experimentar a melhor receita de quindim, aquela que vai te fazer pedir bis, então você precisa experimentar o Melhor Quindim, uma receita especial criado com carinho e atenção para um quindim saboroso e que não tenha aquele sabor forte da gema, mas delicado como deve ser!